Luto Parental Lexa
Quais os impactos para os pais que tem a gravidez interrompida durante a gestação ou pós nascimento do bebê? A cantora Lexa recebeu em seus braços a Sofia de forma prematura, tendo a oportunidade de segurar em seus braços por 3 dias e em seguida faleceu. A morte de um filho é uma das experiências mais mais traumáticas para o ser humano, por diferentes razões, todavia a expectativa sobre como seria a vida com o bebê. São questionamentos que certamente ficarão sem resposta. O Luto parental ou perda gestacional, é classificado como um luto não reconhecido e sentimentos invalidados pela sociedade com frases que dizem "era só um feto" ou "logos vocês terão outro filho", na tentativa de concertar aquela dor de um espaço insubstituível.
Pouco descreve-se sobre o luto, importante nesse processo, vivenciar o luto sem que a sociedade "tapem" o buraco. Os sentimentos não validados é uma tentativa frustrada de ajudar no luto parental. Quando estamos falando de pessoas públicas o luto passa a ser coletivo, famílias se conectam com a perda, a abraçam com o coração de norte ao sul do país na tentativa de acalmar o coração dos enlutados.
“Agora tô buscando um rumo na minha vida, uma parte de mim se foi….
Te carregar nos últimos minutos de vida tão vivo na minha cabeça…”
Você é, foi e sempre será a minha Sosso. Lexa!”
Cuidados com os pais
Não espere que os pais sejam fortes na tentativa de "concertar" o luto, uma vez que, ser forte é lidar com a falta, tristeza, questionamentos sobre um bebê que foi planejado com grandes expectativas e hoje o colo dos pais estão vazio. Os pais sempre serão pais enlutados, desde o feto o amor é incondicional. Você quer realmente ajudar? Ofereça significado na compreensão da perda, perceba quão importantes são os rituais para preservação dos vínculos emocionais estabelecidos com o filho perdido. O acolhimento torna-se o processo mais leve, todavia não tente acelerar o processo, luto requer validação cuidado, paciência, espaço que poucos conhecem.


Não espere soluções instantâneas para o luto
A solução instantânea no processo de luto, torna o processo ainda mais doloroso. Luto é individual, cada pessoa lida com a sua forma e cultura de aprendizado sobre a morte. Não cabe as pessoas determinar como esses pais enlutados devem agir, sentir e lidar com a perda. O acolhimento, escuta, o tempo é o melhor que voce pode oferecer aos pais enlutados. Frases como " vocês são novos para ter mais filhos", "que bom que você tem mais filhos", só invalidam os sentimento dos pais e torna o processo mais difícil. Dessa forma não espere soluções instantâneas na tentativa de ajudar. O auxilio está no estar presente sem invadir o espaço do enlutado, e não na tentativa de apresentar soluções rápidas para lidar com o luto. O luto não tem tempo!
Deixe um comentário